07 agosto 2012

Sermão - O efeito gerador da santificação


Texto base - Josué 3.1-17

INTRODUÇÃO
Eis um tema que está fora de moda em nossa sociedade e encontra grande resistência em meio aos não crentes e até no meio de crentes em Jesus.
Porém, a santificação, o separar-se para Deus, sempre foi e continua sendo o grande desejo do coração de Deus para todos os seus filhos – Hb. 12.14.
Dá para ser santo numa sociedade tão pecaminosa, corrompida e perversa?
Você estaria disposto a aceitar o desafio de viver uma vida santa?
Pois esse foi o grande desafio de Josué para todo o povo de Deus e vemos como Deus aprovou e abençoou essa decisão!
 Veremos hoje algumas bênçãos geradas pela santificação.
1 - A SANTIFICAÇÃO GERA AUTORIDADE - Josué 3.7
No momento em que decidimos viver uma vida santa, reta, pura diante do Senhor Deus e dos homens, Deus imediatamente “começa a nos engrandecer perante os olhos de todo o povo e as pessoas passam a perceber que o Senhor está conosco” e aí conquistamos o respeito e autoridade sobre todos! Porém, quando nos envolvemos no pecado, perdemos o respeito e autoridade perante a nossa família, igreja, célula, escola, trabalho, vizinhança, amigos etc.
Você deseja conquistar o respeito e a autoridade? Então busque a santificação em sua vida! Você deseja conquistar a sua salvação? Rm 6.23, neste texto encontramos que o pagamento da vida em pecado é a morte, ou seja, a separação de Deus, mas o presente que Deus dá para aqueles que querem viver uma vida em união com Jesus é a vida eterna.
É esta união com Jesus que gera a Autoridade. Lc 10.19.
2 - A SANTIFICAÇÃO GERA VITÓRIA - Josué 3.10
Josué estava rodeado de inimigos que eram os habitantes daquela região onde ele teria que passar com todo o seu povo. E ele sabia que só com a presença do Deus Vivo ele conseguiria vencer seus inimigos e o Deus Vivo não se faz presente no meio do pecado, corrupção, injustiça etc.
Você deseja vencer seus inimigos, seus problemas e suas dificuldades? Então atraia a presença do Deus Vivo através da santificação da sua vida e Ele derrotará todos os seus inimigos e o levará à vitória! Você deseja andar na presença do Deus Vivo? Então se santifique! Confesse seus pecados a Deus e decida mudar de vida! A nossa tendência é pensarmos que não temos pecado. Isto acontece porque pensamos apenas nos pecados mais repudiantes. Muitas vezes as pessoas dizem: - “Eu não mato, não roubo, não prejudico ninguém, etc.” mas, se analisarmos nossas atitudes, ou até mesmo nossas palavras, veremos que tem mais coisas que também são pecados. I João 1.8-9
3 -A SANTIFICAÇÃO GERA MILAGRES – Josué 3.12-13
O rio Jordão na época do ano em que atingia o seu maior volume d´água parou, abriu-se uma enorme passagem e o povo passou a pé enxuto. Foi um sinal, uma maravilha, um milagre que marcou a vida de todo aquele povo que decidiu se santificar. Quando decidimos nos santificar, os milagres começam a aparecer! Você está precisando de um milagre de Deus na sua vida? Então busque ao Senhor e santifique-se! Jesus nos disse que se crermos nEle, seremos salvos e muitos sinais nos acompanharão, Marcos 16.16-18. Vamos pedir que cada pessoa da célula confirme se já tomou a sua decisão de crer em Jesus como seu Salvador! (Se tiver alguém que ainda não entregou a vida a Jesus deverá ser convidada a fazer.)
CONCLUSÃO: 
Deus nos chama a uma vida de santificação. Ele nos desafia a sermos santos, mas só os corajosos abraçam esse desafio, pois é preciso coragem e determinação para dizer não ao pecado e sim para Deus! Qual é a sua decisão diante desse desafio de Deus para a sua vida? Tudo em nossa vida tem um preço, e o preço da santificação nos traz grandes recompensas, como já vimos - Autoridade, Vitória, e Milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário